
A sigla em inglês (Environmental, Social and Governance) significa Meio Ambiente, Social e Governança e tem como objetivo a implementação de práticas sustentáveis pelas empresas.
Este é um movimento mundial com o qual as empresas brasileiras estão se engajando cada vez mais. Deixar de acompanhar este movimento limitará a participação de cadeias de produção e até mesmo o crescimento empresarial.
Você consegue, por exemplo, mensurar quão efetiva é sua governança em relação aos referidos itens? E mais: “seu discurso está alinhado com a prática”?
O aspecto AMPLO DE VALOR está relacionado ao bem-estar, equidade, sustentabilidade.
Qual o compromisso da sua empresa com a sociedade e com o planeta?
Todas as empresas podem (e devem!) planejar e implementar ações de sustentabilidade, estabelecendo seus Propósitos e Valores, o que se revela um diferencial de grande valor para colaboradores, prestadores de serviços e cidadãos.
Qual o compromisso da sua empresa com a sociedade e com o planeta?
Vivemos em uma nova era, num mundo interconectado, em que as ações e as práticas das empresas, especialmente nas esferas ambientais e sociais são facilmente notadas e noticiadas, com repercussão imediata para seus negócios.
O que fazer então? Qual o novo olhar para seu negócio e como apresentá-lo? Só para ter uma ideia, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) está desenvolvendo atividades com foco em sustentabilidade e, em 2021, instalou a comissão ESG que tem o objetivo incentivar a adoção de práticas de sustentabilidade e desmistificar a ideia de que práticas ESG são exclusivas de grandes redes e de multinacionais.
Existem diversas iniciativas empresariais e legislativas no sentido de criar benefícios às empresas que adotam práticas sustentáveis, tais como: acesso a linhas de crédito com juros reduzidos ou condições diferenciadas, prioridade para desempate em licitações públicas, tramitação prioritária em procedimentos administrativos necessários para o exercício legal da atividade, etc.


Há uma demanda crescente pelas empresas que demonstram de forma efetiva atitudes em questões sociais e ambientais.
Como é percebido seu negócio pelos colaboradores internos?
É preciso iniciar uma revisão da governança corporativa, mapear suas políticas e práticas internas. Muitas vezes a política está “adequada”, mas a realidade é “outra”.
Adote práticas capazes de diferenciar seu negócio: ações em prol da saúde e segurança de todos os colaboradores, ética nos negócios, diversidade, inclusão, proteção ao meio ambiente, dentre outras.